Reunião da Coordenação do Território Quilombola Pericumã realizada no dia 23 de julho em Pericumã

O principal objetivo da reunião foi para tratar sobre a situação da comunidade Pericumã que se encontra com dois anos e seis meses com o mandato da diretoria encerrado.

Por isso que a coordenação do Território marcou a reunião para essa comunidade. A reunião foi realizada na sede do Juventude Junior cuja diretoria nos cedeu o espaço. Esse já foi o primeiro problema porque o senhor Simeão Gonçalves que é o ex-presidente da associação se negou a ir reunir nesse local. E não compareceu a reunião. De qualquer maneira. o assunto foi tratado de forma que todos foram unanimes na ideia de que não devemos hostilizar o senhor Simeão, haja vista, a sua idade avançada, seu estado de saúde, e principalmente, os relevantes serviços prestados por ele não só para a comunidade Pericumã como para todo o Território. De forma que resolvemos, após a manifestação de todos, formar uma comissão pra tratar com ele novamente. A comissão ficou formada por Sandro, Joquinha, Maninho Braga e Fabinho que ficaram de ir a casa dele na quarta-feira dia 27/07.

Pedimos, então, que cada presidente de associação expusesse a situação atual da organização da sua associação. Lamentavelmente o quadro não é bom. Quase todas as associações estão com pendências. Desde o registro de atas de eleição e posse das diretorias até atrasos nas declarações de imposto de renda. O quadro é grave porque se continuar desse jeito nunca vamos conseguir nos viabilizarmos para ter acessos a projetos de geração de renda e melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. É necessário que superemos esse quadro o mais rápido possível.

Tratamos em seguida da questão da titularização das terras de Tijuca e de Malhada dos Pretos.  As terras de Tijuca envolvem três comunidades que são Tijuca, Murutim e Capoeira Grande. As terras de Malhada dos Pretos envolvem duas comunidades que são Malhada dos Pretos e Santa Cruz.  Em ambas o ITERMA já fez o georreferenciamento, levantamento fundiário e cadastro das famílias. 

Na Tijuca foi feito o cadastramento das famílias. Só ficou faltando à parte de Capoeira Grande.  Na Malhada foi feito o cadastramento e o levantamento fundiário. Mas será necessário um novo georreferenciamento. Isso porque não tinha ficado muito claro para Santa Cruz a questão da Associação Mãe. Mas na reunião o Secretário Fabinho deu uma explicação sobre o assunto que, provavelmente, vai fazer com que não seja preciso esse novo georreferenciamento.  No nosso entendimento não podemos perder essa oportunidade de resolvermos logo a situação dessas cinco comunidades. Em breve haverá uma reunião na Capoeira Grande para fazermos a mobilização da comunidade para o cadastramento.

Ainda, tratamos do II Campeonato de Futebol das Comunidades Quilombolas de Peri-Mirim.  Contamos com a presença do Senhor Junior do Murutim que coordenou o campeonato do ano passado. Ele e Sandro colocaram as principais dificuldades que foram enfrentadas no I Campeonato. Problemas como arbitragem e premiação foram citados. O certo é que vamos fazer o campeonato. Mas vamos buscar uma melhor parceria com a prefeitura através da Secretária de Esportes e da recém-criada Secretária de Igualdade Racial. Ficamos de buscar um contato com o Secretário Frank Hudson pra agendarmos uma reunião onde será tratado o assunto.

E por fim tocamos rapidamente na programação da Semana da Consciência Negra. Foi citado o contato feito com novo padre do município, o Pe Irvirson, que se mostrou muito simpático a celebração da Missa dos Quilombos como forma de resgate da historia do povo negro em nosso lugar. Foi falado, também, da vontade de termos atividades em todas as comunidades durante a semana. Que não seja só no dia da Consciência Negra. Que seja a Semana da Consciência Negra. Ficamos de formar uma comissão pra organizar as atividades dessa semana. Pra não ficar tudo pra ultima hora. E não cometermos os mesmos erros do ano passado.

No final, acertamos que a nossa próxima reunião será na comunidade Itaquipé no dia 13 de agosto. Agradecemos a presença de todos.

Estiveram presentes:

Pericumã – Sandro, Marcia, Zé Maria e Guida.

Murutim – Grande e Junior.

Tijuca – Walter e Lajeado.

Malhada dos Pretos – Berrel.

Santa Cruz – João.

Rio da Prata – Lelico, Matias e Zé Carlos.

Pedrinhas – Joquinha e Cleudilene.

Itaquipé – Zé Domingos e Eliene.

Obs.: tivemos a presença muito importante do Secretário de Igualdade Racial de Bequimão. O nosso amigo Fabinho.

Estavam como representantes da Assessoria: Zé Augusto e Maninho.

Deixe uma resposta