Reunião da Coordenação do Território Quilombola Pericumã realizada no dia 12 de março na Capoeira Grande.
O objetivo da reunião foi avaliar as nossas atividades e revisar a nossa estrutura de organização.
Nós tivemos duas atividades marcantes no nosso curto tempo de organização que foram a Festa de 20 de novembro no Dia da Consciência Negra e o I Campeonato das Comunidades Quilombolas.
Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro
Teve a seguinte programação:
1 – Palestra sobre a historia do povo negro no Brasil proferido pela Professora Conceição,
2 – Palestra sobre saúde proferida por estudantes de enfermagem de Pinheiro,
3 – atividades culturais (Bandeira do Divino da Tijuca, Tambor de Crioula do Rio da Prata, Bloco Unidos da Cantanhede de Pericumã, Desfile da Beleza Negra e a festa final com um cantor de São Luís).
Como era de se esperar tivemos acertos e falhas. Foi a primeira vez que realizamos a festa. Em geral consideramos uma grande vitória. Foi uma grande festa. Precisamos nos organizar mais pra não cometer os mesmos erros na próxima.
Algumas falhas observadas:
a) O desfile da beleza negra precisava ser melhor explorado. Ficou mais como uma apresentação,
b) Houve um atraso grande no inicio das atividades o que fez com que a palestra dos estudantes de enfermagem fosse concluída as pressas por que as caixeiras já estavam prontas pra se apresentar.
c) O atraso se deu porque o local do evento não ficou pronto com antecedência,
d) A realização de uma missa na parte da manhã na comunidade comprometeu a nossa programação. Inclusive a nossa programação começaria com uma missa. A Missa dos Quilombos. Não foi possível;
e) O envolvimento politico foi muito grande. Precisamos definir melhor a nossa relação com o poder institucional. O vídeo do evento feito pela Secretaria de Cultura diz claramente que o evento foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo.
Campeonato de futebol das Comunidades Quilombolas.
Avaliamos, também, este evento que tinha como objetivo inicial a integração entre as comunidades e o aumento da consciência das pessoas que somos parte de um Território Quilombola, que somos todos quilombolas. Concluímos que o evento foi exitoso, que alcançamos os nossos objetivos. Mas, também, houve erros que precisam ser corrigidos. No próximo vamos iniciar bem mais cedo para que seja concluído durante a Semana da Consciência Negra em novembro. Aqui, também, precisamos ajustar melhor a nossa relação com o poder institucional. Alguns pontos que precisam ser corrigidos:
- As arbitragens. Seria importante termos um curso com um arbitro profissional. Esse curso seria dirigido para pessoas da comunidade que ficariam encarregados das arbitragens,
- Precisamos ver a possibilidade de realizarmos jogos em outras comunidades. Até porque o dia do jogo é um dia de festa na comunidade e que será uma oportunidade das comunidades fazerem um dinheiro. Seja particular, seja pra associação.
- As lideranças tem que participar mais do evento. Está mais presentes.
- As premiações tem que ser definidas melhor. Ou seja, que do premio seja guardado uma parte pra associação.
- Que a abertura seja feita em uma comunidade com uma festa e o encerramento seja feito em outra. Em ambas a decoração tem que marcar que estamos fazendo uma festa quilombola e que tenha, além, de uma radiola de reggae outras manifestações culturais das comunidades.
O campeonato foi muito bom sim. Reconhecemos o intenso empenho dos senhores Junior Pereira e Lajeado. Foram de uma dedicação muito grande. Sem eles o campeonato não teria acontecido. O amigo Sandro, também, teve grande empenho. Muitos ajudaram. O prefeito, o secretario de cultura e esporte e muitos outros. Parabéns a todos nós e muito obrigado.
Marcamos uma próxima reunião para o dia 26/03/22 na comunidade de Pericuma. Essa reunião será uma reunião de programação. Vamos tentar programar as nossas atividades durante o ano de 2022.
Contamos em nossa reunião com a participação do nosso amigo Fabinho que é o atual Secretario de Igualdade Racial de Bequimão. A participação dele foi muito importante.
Estiveram presentes na reunião:
Ana Rosa e Rosa da Capoeira Grande. A diretora da escola da Capoeira Grande, também, esteve presente.
Matias Neto do Rio da Prata.
Grande do Murutim.
Cleudilene e Nubia de Pedrinhas.
Sandro de Pericumã.
Walter da Tijuca.
João do Santa Cruz.
Maninho e Zé Augusto representando a assessoria.
Na reunião fizemos uma revisão da nossa organização. Isto se fez necessário porque algumas pessoas ainda não tinham compreendido direito a organização e estavam fazendo questionamentos.
A historia da organização é a seguinte.
No dia 05/09/2021 em uma reunião no Colégio Vitorino Freire na Tijuca fizemos a eleição da Coordenação do Território. Esta ficou composta por dois membros de cada comunidade. Sendo um titular e um suplente.
Pericumã – Sandro e Batistinha
Murutim – Grande e Riba
Capoeira Grande – Ana Rosa e Walter
Tijuca – Walter e Joca
Malhada dos Pretos – Berrel. Falta indicar o outro membro
Santa Cruz – João. Falta indicar o outro membro
Rio da Prata – Lelico e Zé Carlos
Pedrinhas – Cleudilene ou Nubia e Joquinha
Itaquipé – Zé Domingos. Falta indicar o outro membro
As atribuições da coordenação são:
- Coordenar as ações do Território,
- Orientar as nossas lutas,
- Integrar as comunidades de forma que uma fortaleça a outra.
Nesse mesmo dia foi eleita uma equipe de assessoria da coordenação formada por Maninho Braga, Zé Augusto, Ana Braga e Dr Sinval.
Feito esses esclarecimentos convocamos a companheira Ana Rosa, que é presidente da associação da Capoeira Grande pra fazer os agradecimentos finais e encerrar a reunião.