O Fórum em Defesa da Baixada (FDBM), a partir da sua instituição em 2016, vem lutando pela construção dos Diques da Baixada, desde então, acompanha os movimentos para construção da tão sonhada obra! As esperanças se renovaram após a reinstalação da Frente Parlamentar da Baixada Maranhense que está retomando os diálogos sobre esse assunto.
A retomada do diálogo sobre o projeto de construção dos Diques da Baixada foi destacada, durante a sessão plenária desta terça-feira (3/9/2024), pelo deputado Jota Pinto (Podemos), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense.
Com o objetivo de retomar o diálogo sobre o projeto de construção dos diques da microrregião da Baixada, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, reuniu-se, em 29/08/2024, com a superintendência estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf). O encontro ocorreu na sede do órgão federal, no bairro Areinha, em São Luís.
O deputado ressaltou encontro, ocorrido na última sexta-feira (29), com o superintendente estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf) no Maranhão, Clóvis Luís Paz. A reunião contou com presença do deputado Júlio Mendonça (PCdoB).
Em seu pronunciamento, o deputado Jota Pinto informou que, nesta quarta-feira (4), às 15h, o superintendente Codevasf e o secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas, estarão na Assembleia Legislativa para debater os impactos ambientais do projeto com a Frente Parlamentar.
O projeto promete transformar a região com benefícios sociais, econômicos e ambientais. A ideia é represar água doce e impedir a invasão de água salgada nos campos, um marco no desenvolvimento sustentável da nossa terra. Um avanço para garantir um futuro mais promissor e produtivo para todos na Baixada.
O objetivo é fazer uma força-tarefa com os segmentos envolvidos, inclusive a bancada federal, para que este projeto possa sair do papel, finalizou.
O projeto Diques da Baixada foi proposto em 2012 e consiste em uma obra de engenharia que tem a previsão de alcançar 70,6 km em 11 municípios, permitindo a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas de inundação.
APRESENTAÇÃO DIQUES DA BAIXADA DO MARANHÃO
#FrenteParlamentar #DiquesDaBaixada #DesenvolvimentoSustentável #BaixadaMaranhense
Fonte: https://www.al.ma.leg.br/