A FORÇA DE UM SONHO: Ex-aluno de escola pública do Maranhão é aprovado em 5 universidades dos EUA

Egresso do Curso Técnico em Artes Visuais, do IFMA  – Campus São Luís Centro Histórico, onde atuou em monitoria de eventos e curadoria no Memorial IFMA, Pedro Filipe Prado, submeteu-se a um concorrido  processo de seleção, conhecido como Application, e foi aprovado em cinco universidades norte-americanas com bolsa de estudos. O maranhense conseguiu bolsas de estudos em cinco universidades da Flórida, Pensilvânia, Missouri e Ohio.

O jovem, que sempre estudou em escola pública, viu o sonho de estudar no exterior se tornar realidade após ser aprovado em cinco universidades dos Estados Unidos. Natural de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, Pedro Filipe estudou a vida inteira em instituições da rede pública de ensino.

Após terminar o ensino médio, em 2020, o jovem não se identificou com os cursos ofertados pelas universidades do Brasil e começou a se preparar para se candidatar às instituições norte-americanas. Explica que:

Não me identifiquei com o currículo das universidades daqui de onde eu me encontrava. Então, a partir desse momento, eu busquei lugares que oferecem aquilo que eu estava procurando. Primeiro, o curso que não tem aqui e, segundo, foi o modelo de currículo que eu estava procurando.

Buscando realizar o desejo de estudar no exterior, Pedro Filipe inscreveu-se em oito universidades dos Estados Unidos. Os resultados começaram a chegar no mês de março, por meio de cartas físicas, enviadas pelo correio, e virtuais, disponibilizadas pelos sites das instituições.

De início, ele recebeu três respostas negativas, mas, nas semanas seguintes, o jovem foi aprovado nas outras cinco universidades que havia se candidatado.

Pedro Filipe conseguiu bolsas de estudos em Stetson University (Flórida), Temple University (Filadélfia-Pensilvânia), Saint Louis University (Saint Louis- Missouri), Elizabethtown College (Pensilvânia) e Notre Dame College (Ohio). Ressalta que:

Eu fiquei feliz e contente por ver que todo aquele esforço durante o processo tinha valido a pena.

Até o momento, o jovem ainda não decidiu em qual universidade vai ingressar, mas já tem a certeza de que será uma escola de Business. Para alcançar a conquista, Pedro conta que foi essencial se preparar para as etapas, pois elas são um fator determinante para a aprovação e conclui que:

O primeiro passo é acreditar em si mesmo. O segundo é se preparar, ter atenção e estudar um pouco sobre quais são as etapas. Penúltimo, procurar pessoas que tenham objetivos semelhantes e se conectar com elas. Aí sua trajetória não se torna mais fácil, mas você tem uma comunidade de apoio. Por último, ter seus objetivos claros ou ter motivos claros sobre aonde você quer chegar.

Pedro sempre buscou se engajar nas atividades do IFMA Campus Centro Histórico. Atuou em monitoria de eventos até curadoria no Memorial IFMA, projeto que o ajudou no desenvolvimento de sua oratória ao mesmo tempo que contribuía para a preservação da memória do Instituto e sua rede. De acordo com Pedro, o Projeto Memorial IFMA foi um pontapé inicial para desenvolver a sua habilidade de falar em público, auxiliando-o nas entrevistas das universidades.

Em sua análise, em cada experiência ele conheceu pessoas que também  estavam trabalhando para reduzir algum problema e, ao se juntar a elas, como comunidade, obteve a ampliação de sua visão de mundo, passando a conhecer oportunidades que até então estavam distantes da sua realidade.

Fonte: portal.ifma.edu.br; O Imparcial e Bnews.

Deixe uma resposta