Vejam os alunos da Baixada que foram premiados no Concurso Literário de Crônicas promovido pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e o Instituto de Educação do Maranhão (IEMA) realizaram nesta quinta-feira (14), na sede do IEMA, a premiação dos vencedores do Concurso Literário de Crônicas, que em sua primeira edição teve como tema “Corrupção: ação do presente que reflete no futuro”. Apoiado pela Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, a iniciativa é alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

Foram premiados, em ordem de classificação, os alunos Ana Caroline Almeida Lopes (Centro/São Luís); Lavínia Silva Marques (Tutóia); Ana Paula Ferreira Saraiva (São Vicente de Ferrer); Millena Cristina De Oliveira Leonardo (Tutoia); Ellen Caroline Pereira Nunes (Viana); Deiwison Hick Morais Serra (Viana); Alícia Ester Bezerra Ferreira (Centro/São Luís); Arthur Serejo Araujo (Bacelar Portela); Emelly Sayury dos Santos Mendonça (Bacelar Portela) e Rogério Araújo da Conceição (Vargem Grande).

O certame foi promovido com o objetivo de promover o pleno exercício da cidadania, por meio do convite aos alunos dos 34 IEMAs Plenos, que foram estimulados a redigir crônicas com foco na conscientização sobre a corrupção, dentro de um processo de formação de cidadãos informados, éticos e engajados, com a capacidade de refletir sobre questões sociais complexas e promover mudanças positivas em suas comunidades.

Os organizadores do concurso destacam ainda a intenção de promover o pleno exercício da cidadania, compreendendo o equilíbrio entre direitos e deveres em uma comunidade socio e politicamente articulada, além de fortalecer relações humanas pautadas nas garantias constitucionais, incluindo a compreensão do papel da Administração Pública no preparo do indivíduo para o exercício de suas funções sociais.

Prestigiado por dezenas de estudantes do Instituto, o evento contou com a participação, do secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo; do superintende da CGU-MA, José Antônio de Carvalho Freitas; do diretor-geral do Tribunal de Justiça (TJMA), Carlos Anderson dos Santos Ferreira; do secretário do Tribunal de Contas da União (do TCU) no Maranhão, Leandro Alberto Brito de Fonseca; e do conselheiro do TCE, Washington de Oliveira, além da diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz e da diretora pedagógica do Instituto.

Depois das falas dos representantes de cada órgão presente, que procuraram dar uma visão básica do papel de suas instituições no combate e prevenção da corrupção, e da função da Educação não somente na formação técnica, mas na consolidação de uma cultura anticorrupção, o grande momento: a entrega dos certificados aos vencedores do concurso. Os três primeiros colocados, além dos certificados, receberam, respectivamente, um tablet de última geração, um Iphone e um smarthphone.

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, a festa de premiação é o coroamento de uma inciativa voltada para ao fortalecimento da consciência política e cidadã de estudantes de todo o estado. “Foram 240 textos de estudantes de todas as unidades do IEMA nesse processo de mobilização contra a corrupção, de uma grande tomada da consciência que extrapola as fronteiras da escola para a sociedade”, avalia.

O Dia Internacional contra a Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.

[instagram-feed feed=2]

Deixe uma resposta