No último domingo, dia 15 de janeiro de 2023, a Coordenação do Território Quilombola Pericumã reuniu-se na comunidade Santa Cruz.
Estavam representadas no encontro, as comunidades Pericumã, Pedrinhas, Itaquipé, Rio da Prata, Capoeira Grande, Malhada dos Pretos e Santa Cruz. Na ocasião, fizeram uma avaliação do novo momento político no país o que faz os envolvidos terem esperanças de grandes conquistas em suas lutas.
As comunidades informaram a situação de cada uma, mostrando os seus problemas e como estão organizados. Avaliaram o desempenho no ano de 2022, incluindo a Festa da Beleza Negra (Dia da Consciência Negra) e o Campeonato Quilombola.
Na avaliação ficou claro que os componentes das associações têm que assumir mais as programações, não ficando dependentes do poder público que, em muitos momentos, não cumpre o que assumiu e quer o protagonismo dos eventos.
A reunião contou com a participação do Professor Zequinha da comunidade Pedrinhas que chamou terem atenção especial com os conteúdos desenvolvidos nas escolas das comunidades tendo em vista que se faz necessário um trabalho de conscientização das crianças para o fato de que “somos todos quilombolas”.
A comunidade Pericumã lançou sua candidatura para sediar a próxima Festa da Beleza Negra e por fim, decidiram ter um calendário de reuniões mensais sendo que a cada mês a reunião será em uma comunidade diferente.
Texto de Maninho Braga
