PERI-MIRIM: Coordenação do Território Quilombola Pericumã fez sua primeira reunião do ano de 2024

No sábado, dia 24/02/24, a Coordenação do Território Quilombola Pericumã fez sua primeira reunião do ano. Estivemos reunidos na sede da Associação Dona Moça que fica no Rio da Prata e que nos foi cedida gentilmente pela amiga Joana Bitencourt. Estiveram representadas na reunião, as comunidades de Pericumã, Muritim, Capoeira Grande, Malhada dos Pretos, Santa Cruz e Pedrinhas.

Iniciamos a reunião fazendo uma homenagem ao nosso saudoso amigo Simeão Soares Gonçalves que nos deixou recentemente. Relembramos a sua grande contribuição para a estruturação do nosso Território Quilombola. Apresentamos uma placa que deverá ser entregue à família dele como gratidão.

Tratamos em seguida da Eleição do Conselho de Igualdade Racial. Lamentamos a ausência da Secretária Geilsa que se estivesse presente facilitaria o debate da questão e, também, que até agora não houve um processo de discussão política sobre o assunto.

Concluímos que o Território tem que estar cada vez mais fortalecido para que a gestão municipal não nos atropele em questões como essa e outras. Em seguida, tratamos do Território Tijuca que é formado por 3 comunidades. Tijuca ,Capoeira Grande e Muritim. Esse Território recebeu a titulação do ITERMA junto para as 3 comunidades. Isso nos leva a formação de uma coordenação conjunta o que não foi feito ainda.

É urgente que se faça essa coordenação para poder caminharmos de braços dados. Por último, tivemos uma palestra sobre psicultura com o nosso amigo Ivaldo de Pedrinhas. Palestra essa que foi muito proveitosa, pois, é nossa intenção tornar o Território Quilombola Pericumã em um grande Polo de produção de alimentos. Finalmente, marcamos a próxima reunião para o dia 24/03/24, domingo, para a comunidade de Santa Cruz.

Texto de Maninho Braga

[instagram-feed feed=2]

Deixe uma resposta