Por Anselmo Luís Ribeiro Mota*
Boa noite a todos.
É uma honra para mim, irmão da Alana, ser o responsável por fazer um discurso de homenagem aos noivos e celebrar este momento tão único e marcante nas vidas de Alana e Cícero, assim como na vida de todos nós, familiares e amigos, que nos reunimos hoje para comemorar essa união.
Hoje as vidas de Alana e Cícero se unem em uma só. E o principal sentimento que os une é o amor. Para descrever esse amor podemos usar a palavra Universo. No dicionário, Universo quer dizer tudo no espaço e no tempo. Em outras palavras, o Universo é tudo que conhecemos.
Quando olhamos para o céu e as estrelas alguém consegue imaginar onde ele termina? Nós imaginamos constelações após constelações, galáxias após galáxias e ninguém consegue perceber um ponto onde as estrelas não existem mais e há um fim. E da mesma forma acontece com o amor verdadeiro. Ele continua até onde não conseguimos ver ou imaginar.
Hoje Alana pode dizer a Cícero: Cícero você é meu Universo!
E Cícero pode dizer também a Alana: Alana você é meu Universo!
Mas… No Universo é fácil perceber que há momentos de tranquilidade e paz, assim como há muitos momentos em que percebemos estrelas cadentes, cometas e até explosões…
É garantido que existirão tempos difíceis. Podem haver momentos em que um ou os dois queiram desistir porque nem sempre é fácil. A vida é costurada entre momentos felizes e momentos de dificuldade. E o amor pode ser descrito também não como um sentimento mas como uma atitude.
Amor também é o que você faz apesar do que se sente. O amor significa lutar pelo bem da outra pessoa esquecendo muitas vezes até de si mesmo. O amor é também se sacrificar.
Para pessoas que acreditam em Deus e são cristãos a maior manifestação de amor aconteceu com Jesus morrendo na cruz. Essa seria a maior demonstração de amor já existente e que nos ensina muito. Amor nem sempre significa sorrisos e abraços. As lágrimas também podem ser uma manifestação de amor.
A descrição de amor que eu acredito que seja mais perceptível no nosso dia a dia é quando a nossa maior alergia e felicidade acontece quando você percebe que fez o seu parceiro feliz. A partir do momento que a sua maior felicidade é fazer o outro feliz, você está pronto para deixar a vida de solteiro e se casar. Porque a sua felicidade não consegue se sustentar sozinha, você só se sente completo com o seu parceiro, com o seu amor.
É um sentimento também mais fácil de perceber entre pais e filhos. Não há nada que deixa mais feliz um pai ou mãe do que quando você percebe a felicidade estampada no rosto do seu filho. E falando de filhos, podemos nos perguntar sempre num dia como esse a pergunta fundamental para o casamento. Por que nos casamos?
Por que tomar essa decisão tão importante e decisiva nas nossas vidas?
Há vários motivos que podemos enumerar para explicar o porquê:
Paixão
Amor
Companheirismo
Família…
Num mundo onde há bilhões de pessoas, o que significa essa busca de 2 pessoas num mundo tão agitado e turbulento? Como estamos falando de um casal de advogados, eu acredito que a melhor descrição para o porquê nos casamos é porque precisamos de uma testemunha ocular para as nossas vidas.
E no casamento nós prometemos um ao outro se importar com tudo. As coisas boas, as coisas ruins, a alegria a tristeza, o tempo todo, todos os dias. Vocês dois hoje estão dizendo um ao outro:
“Cicero a sua vida não vai passar despercebida” e
“Alana a sua vida não vai passar despercebida”
Porque a partir de agora a sua vida não passará sem testemunha porque um vai dizer ao outro “eu serei a sua testemunha”.
Muito obrigado, as minhas considerações finais:
Todos nós desejamos que Alana e Cícero sempre ofereçam um ao outro um sorriso para escapar das lágrimas. E que quando as lágrimas venham que seja na maioria das vezes de felicidade. Que Alana e Cícero ofereçam um ao outro a mão para segurar através de cada amanhã. E que ao longo de sua jornada juntos vocês falem um para o outro que cada momento ao seu lado foram os melhores das suas vidas.
Felicidades ao casal
Nós amamos vocês hoje e sempre.
Muito obrigado pela atenção!
São Luís, 13 de julho de 2024
* Anselmo Luís Ribeiro Mota é Médico Cardiologista