O Ministério da Cidadania divulgou nesta quarta-feita, 12/02/2020, que 926.693 famílias do Maranhão começaram a receber o Bolsa Família do mês de fevereiro, no valor total de R$ 200,73 milhões. O valor médio do benefício mensal é de R$ 216,61 por família.
Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família. No Maranhão, segundo a OAB – Seccional do Maranhão, há dez anos, “eram mais de 753 mil famílias maranhenses contempladas com o benefício, quase 3,2 milhões de pessoas, ou seja, exatamente 50% da população total do estado (6,3 milhões), o estado era dono do maior número de pessoas contempladas com o programa Bolsa Família em relação a sua população total“.
Considerando-se que o IBGE estima que a população do Maranhão no ano de 2019 é de 7.075.181 pessoas, utilizando-se a mesma proporção de pessoas por família utilizada pela OAB há dez anos, tem-se que aproximadamente 3,9 milhões de pessoas recebem o bolsa família atualmente, ou seja, mais de 50% da população. Porém, há que se considerar que houve redução da densidade domiciliar nesse período, isto é, houve redução do número de pessoas por família.
Entretanto, a própria matéria da OAB de dez anos atrás afirmava que uma parcela expressiva da população maranhense que faria jus ao programa ainda não havia se habilitado. Dados estes não disponíveis atualmente.
Sabe-se que o Programa Bolsa Família é custeado por toda a sociedade, inclusive pelos beneficiários do programa. Segundo o secretário do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, o programa “cumpre com o seu papel mensal de garantir aos mais pobres e aos mais vulneráveis do país uma renda mínima mensal, oferecendo a possibilidade de alimentação básica para essas famílias”.