Governo federal lança Programa Nacional de Crescimento Verde

Cerimônia de lançamento do Programa acontece hoje (25/10), às 17h, no Palácio do Planalto, com transmissão pela EBC.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa, nesta segunda-feira (25/10), às 17h, da cerimônia alusiva ao lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde, resultado de ação coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Economia (ME). Entre os principais objetivos do Programa estão aliar redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico, melhorando assim a condição de vida da população. O programa será guiado por incentivos econômicos, transformação institucional e política de priorização.  

O Programa contará com uma governança única, que será realizada pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde – CIMV (antigo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima), que facilitará o planejamento, a execução e o monitoramento de resultados. O CIMV também será responsável por outro importante ponto, que é a criação e consolidação de critérios verdes, levando em consideração as características de cada região do Brasil em todos os seus biomas. 

O plano gira em torno de seis segmentos: energia renovável, agricultura sustentável, indústria de baixa emissão, saneamento básico, tratamento de resíduos e ecoturismo. No comitê ministerial, serão debatidas soluções ambientais e sustentáveis que têm a ver com produção, infraestrutura, economia e relações exteriores do país.

Objetivo do programa é reduzir emissões de carbono, conservar florestas e promover o uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

No total, são R$ 240 bilhões que estão disponíveis somando o recurso do Banco dos Brics, da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar projetos de sustentabilidade.

O evento contará com a participação dos ministros Joaquim Leite (Meio Ambiente), Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Fonte: https://www.gov.br/economia/

[instagram-feed feed=2]

Deixe uma resposta