O Dia Mundial da Liberdade celebra-se em 23 de janeiro.
A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida. Vale reproduzir o verso LIBERDADE de Clarice Lispector:
– Ela é tão livre que um dia será presa.
– Presa por quê?
– Por excesso de liberdade.
– Mas essa liberdade é inocente?
– É. Até mesmo ingênua.
– Então por que a prisão?
– Porque a liberdade ofende.
“Um Sopro de Vida (Pulsações). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978”
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio.
A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são:
- Liberdade de pensamento
- Liberdade de opinião
- Liberdade de expressão
- Liberdade religiosa
- Liberdade de imprensa
- Liberdade de ir e vir
- Liberdade condicional.
Uma das prisões mais tristes são as dos passarinhos. Eles não desistem da liberdade, passam o dia todo tentando fugir: pulam várias vezes por todos os espaços da gaiola, até adormecerem na escuridão. Viva a Liberdade!
Fontes: https://www.calendarr.com/; https://www.pensador.com/ e https://www.significados.com.br/