Por Ângelo Ferrari*
Nascida em 1942 no lago Sapucuá, na comunidade Amapá, em Oriximiná, a Professora Amélia Ferrari, minha mãe, sempre foi uma referência sobre Educação para nossa família e na região do Baixo Amazonas.
Era uma época onde tudo era precário, onde até o deslocamento era complicado, as pessoas em suas pequenas embarcações levavam dois, três dias de canoa até o centro de Oriximiná, remando, já que ter uma embarcação motorizada era um privilégio para poucos e as embarcações maiores eram em menor número. Se atualmente as escolas ainda são precárias, imaginem naquela época em que não havia os recursos disponíveis que se tem hoje.
Estudar era difícil, mas desde cedo, meus avós, já preocupados com a educação da filha, mandaram minha mãe para a capital, Belém, onde ela estudou até se formar em Magistério, quando decidiu voltar para Oriximiná e exercer a docência, uma das mais belas profissões e, na minha opinião, a mais importante de todas, que é a de professora.
Uma memória que merece respeito, uma história irretocável, de índole e reputação ilibada. E é assim que eu, minha família e o povo de Oriximiná vamos sempre lembrar da nossa matriarca. Uma mulher de luta, honesta e, sobretudo, apaixonada pela Educação.
* Ângelo Ferrari é filho Amélia Ferrari, natural de Oriximiná/PA, Deputado Estadual. Informações de contato: E-mail: ascom@angeloferrari.com: e http://www.angeloferraripa.com/