A origem da caipirinha e o maior holocausto médico da história

Caipirinha: remédio ou drink? O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), em uma de suas versões para a criação da caipirinha, diz que a bebida teria sido criada como remédio para curar a gripe espanhola, por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo.

A caipirinha, como conhecemos hoje, teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Não se tem registro da eficácia do remédio. Posteriormente, retirou-se o alho e substituiu o mel pelo açúcar e serve-se como drink e virou símbolo nacional.

Registra o jornal El País que naquele ano de 1918, a busca por remédios milagrosos teve um efeito colateral inusitado, a criação da caipirinha. As escolas brasileiras aprovaram todos os alunos e gerou a semente do SUS.

A seguir veja as principais pandemias dos séculos XX e XXI:

1918 -1919:  Gripe Espanhola, a mãe de todas as pandemias.

Acredita-se que ser a “mãe de todas as pandemias”, como ficou conhecida depois. As estimativas preveem que a doença matou entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas pelo mundo até 1919 e 40% da população mundial foi infectada.

A Primeira Guerra Mundial fez menos da metade de vítimas, cerca de 30 milhões de pessoas.

O número não é exato porque, à época, as informações eram limitadas, já não era do interesse das nações divulgarem que havia uma doença contagiosa atingindo seus soldados.

O vírus da gripe espanhola, o H1N1, era semelhante ao da gripe suína. O custo para conter os efeitos do vírus foi tão alto que médicos chegaram a classificar a pandemia como “maior holocausto médico da história”.

1957 – Gripe Asiática

A gripe asiática também teve início na China e matou até 2 milhões de pessoas no mundo, principalmente idosos. Chegou nos Estados Unidos pela Califórnia e, em seguida, espalhou-se pela Europa.

1968 -1969:  Gripe de Hong Kong

A OMS estima que a gripe de Hong King (H3N2) — a terceira pandemia do século XX —, tenha matado 1 milhão de pessoas entre 1968 e 1969. É provável que o vírus que causou a doença tenha evoluído da gripe asiática. O surto começou a ser transmitida por aves.

2009 – Gripe Suína

A pandemia mais recente que o mundo viu foi causada pela A (H1N1), conhecida como gripe suína, em 2009. Acredita-se que o vírus veio do porco e de aves. O primeiro caso foi registrado no México.

A OMS elevou o status da doença em junho de 2009, depois de contabilizar 36 mil casos em 75 países. No total, 187 países registraram casos e quase 300 mil pessoas morreram. O fim da pandemia foi decretado pela OMS em agosto de 2010.

 2020 – Coronavírus

Um vírus desconhecido pela ciência até há pouco vem causando uma doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, e já foi detectado em Estados Unidos, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Macau. Já chegou no Brasil.

O novo coronavírus (o Covid-19) que se espalha pelo mundo passou do status de “ameaça muito grave” para o de pandemia na tarde deste 11 de março, de acordo com comunicado feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de casos fora da China se multiplicou por 13 e atinge 118 mil casos em 114 países.

Fonte: Agência Brasil e https://brasil.elpais.com/sociedade

[instagram-feed feed=2]

Deixe uma resposta