Por Expedito Moraes*
As duas empresas que, ainda, são responsáveis pelas embarcações que fazem o trajeto (São Luís Cujuoe -São Luís) são: a Internacional Marítima e a Serv Porto (sobre intervenção do Governo do Estado do Maranhão).
A empresa Internacional Marítima possui atualmente os seguintes Ferrys:
- O Cidade de Alcântara, já operando dentro dos padrões exigidos pela última licitação;
- O Baia de São Marcos, já operando desde às 5 horas da manhã de 23.05.22;
- O Cidade de Pinheiro no estaleiro da Internacional Marítima para reforma e adequação, com data prevista para novembro/2022 e
- O Cidade de Cururupu operando sem adequação.
A empresa Serv Porto, atualmente, possui os seguintes Ferrys, porém, nenhum operando no momento:
- O Cidade de Araioses está fora de operação e encontra-se docado no estaleiro da Internacional para reforma e adequação;
- O Cidade de Tutoia com sérios problemas de máquinas e casco está no Porto da Espera, sem condições de operar e
- O Baia de São José em manutenção, na Ponta da Espera sem condições de operar.
Portanto, esta empresa não tem nenhum Ferry, atualmente, operando ou em condições de operar.
É bom lembrar, que no Maranhão só existe um estaleiro capaz de prestar serviço a este tipo de embarcação, que é o Estaleiro São Luís, localizado entre a Ponta da Espera e o Porto da Madeira.
Ressalta-se que existem, além de SÃO LUÍS, 3 microrregiões que dependem do FERRY BOAT para o transporte de veículos, cargas e passageiros. São elas com a quantidades de seus respectivos municípios:
a) LITORAL OCIDENTAL com 13 municípios dependendo totalmente;
b) GURUPI com 9 municípios, dependem quase totalmente e
c) BAIXADA com 21, que dependem mais ou menos 11, os outros dependem das estradas.
Em conclusão, vejam: estas 3 regiões somam 43 municípios, ou seja, 33 três deles dependem exclusivamente dos FERRYS, isto significa que são quase 1 milhão de habitantes ou aproximadamente 700 mil votos.
São 43 prefeitos e quase 500 vereadores, vários deputados federais e estaduais dessas regiões ou votados nelas, empresários, etc. Cadê eles? Afinal, os sofredores com a terrível carência de transporte adequado e infraestrutura de qualidade são seus eleitores.
*Expedito Nunes Moraes é natural do povoado Cachoeira em Cajari (MA). Graduado em Administração (UEMA). Foi deputado estadual entre 1995 a 1997 e empresário da construção civil. Exerceu vários cargos na administração pública do Maranhão. Presidente de Honra do Fórum da Baixada (gestão 2016/2017); 1º Vice Presidente (gestão 2019/2021) e Presidente do Fórum da Baixada (gestão 2021-2023).