O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro.
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, e do município de Peri-Mirim na Baixada Maranhense, entre outras localidades. pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro.
A data é celebrada com uma liturgia especial na igreja católica e, nas cidades sob proteção desse santo, costumam ser organizadas procissões e romarias.
São Sebastião também é o padroeiro dos atletas e militares.
Em Peri-Mirim, o festejo tem um simbolismo especial. As novenas iniciam-se no dia 11 de janeiro. Outra tradição marcante é o levantamento de mastro, procissão e o tradicional leilão de utensílios, animais e frutas doadas pelos fiéis. Muitas famílias homenageiam o padroeiro colocando o nome de seus filhos de Sebastião, fruto de pagamento de promessas, por realização de milagres atribuídas ao Santo, ou às crianças que nascem no mês de janeiro.
História de São Sebastião
São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano 256.
Mudou-se para a Itália, onde entrou para o exército, tornando-se o melhor soldado para o imperador Diocleciano.
No entanto, convertendo-se ao cristianismo, São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte por desobedecer aos seus comandos.
Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas, porém não morreu, tendo sido salvo por uma viúva chamada Irene, que ajudou a curar todos os seus ferimentos.
Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte, com a ordem de que o seu corpo fosse jogado no esgoto para nunca ser venerado.
Uma mulher chamada Luciana recolheu o seu corpo, e em sonho, Sebastião pediu-lhe que o sepultasse nas proximidades das catacumbas dos apóstolos.
Anos mais tarde, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, mandou construir a Basílica de São Sebastião, dando início ao culto ao mártir.
São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C., sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao Cristianismo.
Ouça umas das versões do Hino de São Sebastião.
Fonte: https://www.calendarr.com/; https://www.letras.mus.br/